11.06.2013

Juntas.

Há coisas que me custam imenso saber, ouvir, ler, ver, mais ainda desde que fui mãe. Notícias de mães que matam os filhos, de mães que se matam com os filhos, mães que escondem filhos, mães que renegam filhos, mães que sofrem pelos filhos, mães que procuram os filhos... É pá, sofro demais com isto. É a sensibilidade à flor da pele, é o colocar-me no lugar daquela mulher... Quando se trata de mulheres que matam os filhos não consigo simplesmente apontar-lhes o dedo, culpabilizá-las, chamar-lhes isto e aquilo. Acredito que, para uma mãe fazer isso. há algo muito errado, muito triste, muito profundo... Há mulheres que sofrem anos e anos angustiadas, amarguradas, muitas por depressão pós-parto, outras vítimas de violência, de perseguição. No último caso que ouvi, essa mãe era vítima de perseguição por parte do ex-companheiro, pai da criança, que a obrigava a prostituir-se e que, pelos vistos, apesar de não querer saber da criança, ameaçou que ia pedir a guarda da mesma!! O que passou pela cabeça desta mulher para comentar tal acto de desespero? Passou o amor enorme que tinha pela criança e imaginou a vida terrível que ambos iriam passar se aquele homem conseguisse realmente o que queria. Acredito piamente que foi por amor. E a culpa não é dela, a culpa é da sociedade que continua a não punir verdadeiramente os agressores físicos, os agressores psicológicos. Porque ainda existe a ideia do poder do homem sobre a mulher, a submissão. Quantas e quantas mulheres não fogem largando tudo para trás, escondidas, com medo de serem encontradas?! Recomeçam a vida do zero!
Por isso, mais do que apontar o dedo, temos de aprender a agir e ensinar a agir. Sim, porque como mulheres e mães, está nas nossas mãos educar as gerações futuras. 
Que aquelas almas descansem em paz. Juntas.

9 comentários:

  1. Há histórias simplesmente assustadoras! E eu não sou mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual o que penso... quando for mãe imagino então o que vou sentir ao ver o que às vezes vejo por aí...

      Eliminar
    2. Sim, é mesmo isso, ficamos muito mais sensíveis para estas coisas. É muito doloroso. O amor de mãe é um amor que é capaz de doer cá dentro. Uma coisa sem explicação.
      bjs

      Eliminar
  2. Existem realidades assustadoras mesmo, também não consigo apontar o dedo... beijinhos x

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem ja me pus a pensar nisso e realmente não consigo mesmo mesmo entender! Dá-me cá um aperto no peito so de pensar...ai...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entender... Complicado, mm. Pelo menos dá para ter algumas ideias do que poderá passar pela cabeça de uma mãe. Um dia saberás. ;)

      Eliminar
  4. Os distúrbios psicológicos geram comportamentos de outra forma inexplicáveis.

    ResponderEliminar