10.10.2012

A ver vamos.

O meu pimpolho já tem ano e meio, passados, e ainda gosta da maminha da mamã. À noite é sagradinho. Aliás, comigo ele só dorme se der maminha. Costumo dizer que o ensinar a dormir é o meu "calcanhar de aquiles". Desde recém-nascido, o meu-amor-mais-pequenino sempre foi preso à maminha, chorava imenso e tinha dificuldade em dormir. Tinha sonos de passarinho e acordava facilmente. Foram tempos complicados! Então, como vi na maminha a solução para todos descansarem, cedi e nunca me preocupei se era demais, se dormia no nosso meio. Tanto que agora já dorme no berço e bem. Acho que todas as crianças têm as suas fases e que há coisas com as quais não devemos stressar. Agora, com a entrada na creche, Que está a custar pra burro!, tenho pensado em desmamar. Não vai ser fácil e não falo apenas por ele, também por mim. O amamentar é uma coisa íntima, entre mãe e filho/a. É especial, é uma ligação emocional e física única. Estar deitada, a alimentar aquela coisinha linda, que nos olha nos olhos e que nos acaricia com a mão. Quem é mãe sabe do que falo. Quem ainda não é, um dia viverão esta experiência. Daí ser um desmame para os dois. Até aos dois anos queria conseguir fazê-lo.
A ver vamos.
O´

18 comentários:

  1. Nuca te aconteceu ele pedir maminha num local público, bem alto? ihih

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca aconteceu, pelo menos não alto. hehehe

      Eliminar
  2. Estás a pensar desmamar por causa da entrada na creche? (não entendi bem)

    Se tivesse no teu lugar não o faria já para não ser tudo ao mesmo tempo... o consolo da maminha pode ajudar nesses dias de maior stress... cá por casa sabes que foi até depois dos 2 anos e quando deixou (durante umas férias) foi muito natural e pacífico...

    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  3. Não por causa da creche, mas aproveitar a entrada na creche. Ele apenas faz dois anos no próx ano, pensei até lá ir preparando. Como fizeste o desmame?!
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu como não sou mãe... Não entendo nada do assunto mas sempre ouvi dizer que o mais importante é seguir o instinto e que o coração de mãe sabe sempre o que é melhor para o seu filho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até entendes, um dia colocarás em prática! ;)
      Beijocas

      Eliminar
  5. :)
    Eu dei até aos 9 meses mas no fim já era mais chucha (coisa que a pipoquinha nunca usou) que outra coisa. Acho que é importante mas se sofrer com toda a mudança assim minimizavas esta. E ias tentando aos poucos...
    E deixavas o miúdo crescer e tinhas outro. Simples!
    bjocas
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ele também faz chucha. É um dos confortos deles. :)
      O melhor é mesmo ser aos pouquinhos. Ter outro... Tb está nos planos! ;)
      Beijocas

      Eliminar
  6. Acredito que seja difícil deixar de mamar. Deve ser único e quanto mais tempo o preservarmos melhor :) mas pelo que sei através de pediatras as crianças depois ficam muito dependentes das mães, o que pode gerar essa dificuldade em inserir-se num meio em que tenha de ser mais autónomo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com essa visão e, na minha opinião, a amamentação só faz bem. Dependentes eles são sempre. :)
      Beijocas

      Eliminar
    2. Aqui está mais uma prova que nem todos os pediatras são sábios nestas questões. O nosso tb mandou desmamar por volta dos 8/9 meses pq supostamente a criança não ligava à outra comida pq tinha a mama. Fiz que sim com a cabeça e dei mama até depois dos 2 anos. Dependente, sim ela é qb e é muito bom. Onde tem de ser autónoma é e toda a gente lhe elogia a personalidade e educação... a maminha não lhe fez mal nenhum :)

      Eliminar
  7. Segundo consta o meu pai mamou até prai aos 4 anos, por isso mal não lhe há de fazer =P Mas como eu ainda não sou entendida no assunto não posso opinar =P
    (só acho que isso deve doer que se farta, ainda mais com dentinhos=P)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh lá, grande mamão! hehehe Conheço uma moça que deu até aos 5 anos. lol
      E não fofa, não dói. Se em 20 meses me magoou duas vezes, foi muito. E quando acontecia era porque estava praticamente a dormir. Nunca me mordeu para experimentar, propositadamente. :)
      Não dói nada! ;)
      beijocas

      Eliminar
  8. Parece-me que ele anda frágil e que por isso talvez seja uma altura sensível para desistires de dar maminha, mas tu hás de tomar a melhor decisão.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim linda, também chego a essa conclusão. Aliás, ontem à tarde, após chegarmos a casa, pediu maminha e foi para o consolo, para ficar coladinho a mim. É engraçado, ele muitas vezes mama com o nariz colado à minha maminha e vais inspirando, para sentir o meu cheiro. :)

      Eliminar
  9. Aqui poucas amamentam, quando me perguntavam dizia que o faria ate ao 6 meses, depois passei para os 9, agora digo que ate ao ano mas a carita de felicidade dela leva-me a pensar que e' ate quando ela quiser ou como diz o meu gajo 'essa vai ter 18 anos e ainda mama " lol
    bjinhos e concordo contigo e' tao bom senti-los so nossos

    ResponderEliminar